Destruição do Caminho de Santiago

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Destruição do Caminho de Santiago

Mensagem  mceleiro em Qui Dez 30, 2010 12:14 pm

O Caminho de Santiago foi declarado em 1962 Bem de Interese Cultural, em 1987 Primeiro Itinerário Cultural Europeu e em 1993 a UNESCO declarou-o Património Cultural da Humanidade.

Mas esse património está no país que está, «un país mágico donde todo es posible», governado e depredado por quem todos sabemos:



Hoje o ICOMOS vem de elevar ao seu Comité Executivo Internacional o início do expediente para a inclusão do Caminho de Santiago na Listagem de Património Mundial em Perigo, após da petição de 62 associações e organismos que levam anos denunciando as agressões e destruições que este património da humanidade sofre.

http://www.lavozdegalicia.es/galicia/2010/12/19/0003_8919168.htm

Do mesmo jeito que no Afganistão os talibãs destruíram os Budas gigantes, os talibãs deste outro país do terceiro mundo destroem o nosso património cultural, histórico e natural. Com este expediente, a UNESCO e vai intervir no assunto, aguardemos que com maior sucesso.

A Galiza tem a triste honra de encabeçar o ranking de desfeitas, em quantidade e magnitude, com o agravante de que é a administração que deveria proteger este património quem promove e financia as destruições. A «Xunta» gasta milhões de euros em promoção do «Xacobeo» enquanto destrói o Caminho de Santiago.

Entre os centos de agressões «menores» (asfaltado de treitos, tala de árvores centenárias, destruição de pontes medievais, passo de estradas acima, destruição do património arquitectónico, etc) destacam duas grandes barbaridades: um polígono industrial sobre o caminho no Pino e um parque eólico na Serra do Iríbio.

No segundo caso, a cousa já é de burla e insulto à inteligência. A Declaração de Impacto Ambiental deste parque eólico (favorável, claro!) diz literalmente:

Co fin de compensar a incidencia visual do parque eólico, adoptaranse as medidas compensatorias propostas polo promotor e consensuadas coa Dirección Xeral de Turismo, destacando as relativas ao pintado das torres dos aeroxeradores con motivos do Camiño de Santiago, implantación de pantallas vexetais naqueles puntos onde teña lugar o impacto visual da obra proxectada e adecuación dunha sala como aula didáctica da enerxía eólica, entre outras.

Esta é a paisagem ameaçada por 25 aerogeradores sobre torres de 100 m, com os acessos necessários para subir esses mecanismos em trailers ao cimo, e as correspondentes linhas elétricas e subestações (fotografia tirada desde o próprio Caminho de Santiago):




Este outro vídeo, por desgraça «obsoleto» por serem estas denúncias ridículas comparadas com as ameaças atuais fala das agressões que o caminho sofre:

avatar
mceleiro

Mensagens : 51
Data de inscrição : 26/12/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Destruição do Caminho de Santiago

Mensagem  maria em Qua Jan 05, 2011 3:15 pm

Obrigada por postares esta notícia. Como também a tinhas no teu mural do face, compartilhei-a. Tenho especial interesse pelo tema das peregrinações e, com certeza, pelo caminho de Santiago. É indignante tanta propaganda desinformadora, no sentido mais próprio do termo, e desvirtuadora sobre "Xacobeos" e "Pelegríns" e a realidade da destruição deste património. Já agora, quem será essa besta parda do vídeo que bate no santo dos croques com um capacete? Lembra-me um outro elemento que vi um dia a se fotografar "a cavalo" do javali do túmulo de Fernão Peres de Andrade em Betanços. Por vezes sinto saudades da capacidade de resposta do Deus do Antigo Testamento.
avatar
maria

Mensagens : 20
Data de inscrição : 27/12/2010
Idade : 45
Localização : Portimão-Portugal

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Destruição do Caminho de Santiago

Mensagem  Pedro Bravo em Qua Jan 05, 2011 8:19 pm


CARLOS RAFAEL BELON ARES (PP), Presidente da Câmara de Samos em 1998, membro que foi (?) da (melhor não qualificar) "Orden del Camino de Santiago": http://ordensantiago.com/cap%C3%ADtulos-celebrados/
Imagem tirada de aqui (Antón Bao, BNG, é vice-presidente da Deputação lucense): http://elprogreso.galiciae.com/nova/21289.html
Por su parte, el empresario Jaime Veiga tampoco recibió en persona el premio ‘Amar a Lugo’ debido a la intensa nevada que bloqueó las vías de comunicación en la aldea de Lampazas. Acudió en su nombre el ex alcalde de Samos, Carlos Belón.
Informação sobre "a desfeita de Samos" (documento de 1999): http://www.amigosdelcamino.com/php/upload/revf-11-libredonP_2.pdf
Notícia relacionada: O ex alcalde de Samos, Carlos Belón, será homenaxeado, http://www.lavozdegalicia.es/lugo/2008/03/21/0003_6668925.htm?idioma=galego


MANUEL TABOADA VIGO (PP), actual Presidente da Câmara do Pino.
Um trecho da entrevista no "periódico de la capital de Galicia": http://www.tierrasdesantiago.com/index_3.php?idMenu=347&idNoticia=103889
P.- Pero los que deciden, como Patrimonio, aseguran que afecta al Camino Francés.

R.- Antes de nada quiero dejar clara una idea: a la altura de los tiempos que vivimos, la Comisión de Patrimonio no tiene sentido que exista. No dudo de su conveniencia en el pasado, pero en la actualidad es un anacronismo. Igual que lo es que tengan que ser los políticos los que acudan a esa Comisión a defender un proyecto hecho por técnicos y ante gentes tan dispares como los que provienen de la Universidad o de Asociaciones del Camino y que a veces se pronuncian sobre proyectos que desconocen en su complejidad técnica.
Uma informação que ilustra a catadura do peixe: http://www.extraconfidencial.com/articulos.asp?idarticulo=3497
El alcalde de O Pino, Manuel Taboada, miente hasta a sus compañeros del Partido Popular (3 dezembro 2009).


EULOGIO FERNÁNDEZ (PSOE), actual Presidente da Câmara de Triacastela.
avatar
Pedro Bravo

Mensagens : 140
Data de inscrição : 26/12/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Destruição do Caminho de Santiago

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum