O parlamentar Bieito Lobeira denuncia ter sido ameaçado pola Polícia por falar galego

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O parlamentar Bieito Lobeira denuncia ter sido ameaçado pola Polícia por falar galego

Mensagem  cdurão em Qua Mar 09, 2011 9:46 am

http://pglingua.org/noticias/informante/3339-o-parlamentar-bieito-lobeira-denuncia-ter-sido-ameacado-pola-policia-por-falar-galego

"PGL - O porta-voz de Língua do BNG no Parlamento, Bieito Lobeira, reclamou «amparo» da Câmara nacional e denunciou ter sido ameaçado por agentes da Polícia espanhola, informa a agência Europa Press.

Segundo a agência, o parlamentar nacionalista relatou à presidenta do Parlamento, Pilar Rojo, que foi retido num controlo policial e que no decurso foi «coagido» para falar em castelhano, situaçom perante a qual se reafirmou no direito de se exprimir em galego.

A informaçom da Europa Press cita palavras de Lobeira em que o parlamentar assegura que um dos agentes o ameaçou com umha denúncia, «negando-me a notificar por qual razom», e que se despediu dele com um «tendrás noticias nuestras» ou «ya te enterarás cuando recibas la denuncia».

Nom som factos isolados

As denúncias de maus tratos policiais por nom usar o espanhol nom som exclusivos da Polícia espanhola, como tampouco se trata de factos isolados. Ao contrário, as queixas som constantes, e polo geral os agentes saem impunes destas situaçons.

Também hoje conhecíamos informaçons da Plataforma per la Llengua (Plataforma pola Língua) da Catalunha em relaçom a policiais espanhóis que pugérom denúncias a pessoas que se acolhêrom ao seu direito de nom falarem castelhano."

cdurão

Mensagens : 302
Data de inscrição : 26/12/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O parlamentar Bieito Lobeira denuncia ter sido ameaçado pola Polícia por falar galego

Mensagem  Pedro Bravo em Qua Mar 09, 2011 12:54 pm

A verdade, não sei qual é o procedimento adequado, mas, segundo notícia de EFE publicada em vários médios "a Delegação do Governo na Galiza anunciou que esperará a receber a denúncia por qualquer via oficial do suposto trato vexatório por parte duma patrulha da Polícia Nacional que denunciou hoje o deputado autonómico do BNG Bieito Lobeira para analisar o acontecido. Fontes deste organismo precisaram a EFE que até esta tarde não tinham recebido qualquer tipo de notificação ao respeito".

avatar
Pedro Bravo

Mensagens : 140
Data de inscrição : 26/12/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum