B/VIQUEIRA, LEONARDO COIMBRA E MAIS...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

B/VIQUEIRA, LEONARDO COIMBRA E MAIS...

Mensagem  AGIL em Sex Fev 25, 2011 12:32 pm

Como ando mais cada vez nos céus dos despistes e dos despistados, não tinha notícia (ou, se a tive, esqueceu-me...) do livre do Humberto Busto Abella, Achegas do Além Minho: Pascoaes [ele escreve "Pascoães"), Coimbra [Leonardo] e Machado. É livro, numa primeira vista de olhos, interessante pelo que diz, pelo que não diz, pelas cartas que transceve e como as transcreve, pelo que nessas cartas de diz e como se diz...

Ando a baralhar no trabalho de re-preparar a edição do B/Viqueira. E parece-me interessante o livro citado também para isso, para ver e compreender ou des-compreender como é que se "carteiam" galegos com portugueses, segundo transcreve as cartas o autor das Achegas...

Por que Viqueira escreve em castelhano a Leonardo Coimbra? Não pretendia Viqueira que o galego se confundisse com o português? É que ignorava o português ou não o dominava suficientemente?

Como é que Risco lhe escreve a Leonardo Coimbra no seu "galego"? Não sustinha também que o galego era, mais ou menos, uma forma de português?

Etc., etc., etc.

Se esses homens, conscientes de si e do seu papel perante os galegos e para a Galiza, andam assim a "brincar", não podem nem devem estranhar-me as "brincadeiras" dos atuais menos-homens, menos-conscientes do seu papel perante a Galiza (para eles só "Galicia")...

Acho que justamente está a Galiza como está, dados os antecedentes e os consequentes...

NOTA.- Leonardo Coimbra, para além de filósofo que Viqueira ombreia com Bergson, foi ministro de Educação por duas vezes. Enfim...

AGIL

Ver perfil do usuário

Re: B/VIQUEIRA, LEONARDO COIMBRA E MAIS...

Mensagem  Isabel em Ter Mar 01, 2011 6:34 am

Os exemplos de incoerências nessa altura da fita devem abranger o 99% dos casos. E os que se comunicavam mais ou menos em português o faziam com muitíssimas gralhas.

Um estudo, mesmo que superficial, sobre o caso daria outra perspetiva à nossa atualidade... acho...
Isabel

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: