O Entrudo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Entrudo

Mensagem  Nambuangongo em Qua Fev 09, 2011 5:01 pm

O carnaval, na Galiza chamado Entrudo ou Entruido ou Entroido ou Antroido, é uma festa pagã milenar que continua viva em quase todas as aldeias, vilas e cidades (nelas já «globalizada»). Cada aldeia tem as suas tradições particulares. Este vídeo é o primeiro duma série que vai mostrar alguns dos tipos de máscaras tradicionais. A «máscara» ou «mázcara» no entrudo galego não é o disfarce, senão a pessoa disfarçada, ou ainda melhor dito, o disfarce sobrenatural e misterioso sem pessoa e com vida própria.

OS BOTEIROS



Este vídeo mostra a dança dos BOTEIROS de Vilarinho de Conso, com os a vila de Viana do Bolo, talvez os mais famosos.

O Boteiro leva uma máscara de madeira de vido, pintada em negro e com o bico vermelho. Leva uma camisa bordada com troços d...e fitas de cores formando figuras geométricas (bordar a camisa é o trabalho de duas pessoas durante um mês). As calças geralmente são vermelhas, com franjas nos lados. Sobre o cinto levam as esquilas e chocalhos do gado. Levam também um báculo, símbolo do poder, com desenhos helicoidais, e no cimo a cauda duma raposa.

A festa começa a «quinta de compadres» com a tradição do «lardeiro». Consiste em que as moças roubam a roupa dos moços e fazem com ele um boneco (O lardeiro) e penduram-no duma árvore, poste ou varanda, o mais inacessível que puderem. As moças burlar-se-ão dos moços até que consigam baixar o Lardeiro e recuperar a roupa.

Na semana seguinte, acontece a «quinta de comadres» ou «lardeira», onde serão os moços quem roubem a roupa das moças, e irão passeá-la no «Folião».

O folião «corre-se» todas as noites num passa-ruas pautado, ritual, em que a processão carnavalesca irá acompanhada pelo ritmo de gigantescos bombos, golpes nas gadanhas (desafiar a morte), e sopros de corno, e cada pouco, gritar-se-ão «aturuxos» (berros muito fortes e profundos característicos da Galiza para expressar a alegria extrema). E não pode faltar o vinho...

Este desfile pode durar até o amanhecer, e percorrem-se aldeias vizinhas. É quase obrigação visitar todas as aldeias da mesma freguesia (paróquia), e a comitiva sempre será recebida com a maior hospitalidade, numa grande festa de confraternização. Estas visitas são recíprocas, e o Entrudo é uma época de confraternização.

Os três últimos dias de carnaval são os dias grandes, onde há uma grande Foliada, normalmente numa aldeia vizinha que para o ano seguinte fica obrigada a «volver a volta».

A festa finaliza com o Domingo de Entrudo com a Festa do Cabrito, ou da Androlha (costela embutida), um grande banquete colectivo e pantagruélico.

avatar
Nambuangongo

Mensagens : 188
Data de inscrição : 25/12/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Entrudo

Mensagem  Isabel em Qui Fev 10, 2011 1:07 am


Aturujos ou atrujos.

aturujo | nome, masculino singular

http://www.flip.pt/FLiPOnline/Vocabul%C3%A1rio/tabid/577/Default.aspx
avatar
Isabel

Mensagens : 276
Data de inscrição : 25/12/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum