PP e PSOE baptizam cinco ruas de Lugo com nomes de franquistas

Ir em baixo

PP e PSOE baptizam cinco ruas de Lugo com nomes de franquistas

Mensagem  Nambuangongo em Qua Jan 26, 2011 6:06 am

Só o BNG votou em contra. PP e PSOE levam a diante a proposta de Adolfo Abe Vilela de baptizar cinco novas ruas na urbanização de São Fiz com os nomes dos alcaldes do fascismo: Jesús García Siso, Fernando Pedrosa, Antonio Guitián Peña, Víctor Basanta e Carlos Llamas Navia. Xosé Antón Bao, representante nacionalista, recorda que "eram os máximos representantes do franquismo em Lugo e os executores desde o Governo municipal das políticas da ditadura". A proposta, aliás, incumpre a Lei de Memória Histórica.


A luta pola memória e a dignidade


A retirada da simbologia franquista das ruas galegas é uma tarefa que não só não empreendeu, senão que empeceu a própria administração. Historicamente foi um alvo do nacionalismo e, mesmo do independentismo armado. Uma das ações mais badaladas de LAR foi o intento frustrado de atirar a Cruz dos Caídos em Vigo, que ainda hoje permanece erguido entre uma grande luta do tecido associativo por derrubar o símbolo fascista. O próprio EGPGC sinalava como alvo os "Casos de simbologia fascista. Que demonstrem que mudaram as formas mas não o sistema". Já na atualidade, numerosas associações pola memória histórica estão a realizar um grande trabalho por todo o país, combinada por vezes com a ação direta de retirada da simbologia fascista, onde a organização Nós-UP se tem destacado.

Franco, alcalde de honor de Lugo


O até há uns meses membro honorífico da RAG, Francisco Franco, permanece ainda hoje como alcalde de honor de Lugo, e dá nome a numerosas ruas por toda a Galiza. Do BNG de Lugo entendem "que estas menções, que vem da ditadura, som acontecimentos de outro tempo que hão de estar nos arquivos, nos livros de história ou os museus, mas não presidindo uma corporação democrática", apostando mais pola tímida condena por "desfasado" do que simplesmente "fascista".

A dia de hoje a situação continua sem normalizar, com casos tão sangrantes como o da Corunha, com dúzias de casos de simbologia fascista a exibirem-se sem pudor, ou o da vila marinheira de Caiom, que a falta de uma, dedicam-lhe duas travessias a Carrero Blanco.

Fonte: GalizaLibre.org
(texto adaptado ao AOLP)
avatar
Nambuangongo

Mensagens : 188
Data de inscrição : 25/12/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: PP e PSOE baptizam cinco ruas de Lugo com nomes de franquistas

Mensagem  JoséT em Qua Jan 26, 2011 7:43 am

Que pouca vergonha tem o Orozco e que baixa qualidade democrática os eleitores.

JoséT

Mensagens : 17
Data de inscrição : 26/12/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum