"recorde mundial de cálculo do pi"

Ir em baixo

"recorde mundial de cálculo do pi"

Mensagem  cdurão em Dom Jan 23, 2011 1:50 am

http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2011/01/21/japones-bate-recorde-mundial-de-calculo-do-pi-923577524.asp

"Um executivo japonês, com um computador construído em casa, levou o cálculo do conceito matemático do "pi" aos trilhões de dígitos, estabelecendo um novo recorde mundial. Shigeru Kondo, de 50 anos, é engenheiro de sistemas de uma companhia de alimentos em Nagano, no centro do Japão."

-----------------


[tiradas dum meu chat do PGL] Pergunta(s): onde raio "estava" este dígito todo este tempo? Ele era "virtual"? Ou "real"? "Verdadeiro"? "Era" mas não "existia"? "Era", sem nós, mas precisou de nós para "existir"? Esta[va] em nós "cá dentro" ou na natureza "lá fora"? É uma descoberta? Uma "invenção"? Onde andava ele antes de existir o tempo? É independente de nós? Está no mundo? Ou ele todo, pi+mais mundo, está em nós?

tem algum senso tudo isto fora de nós? O que eu quero saber é onde raio estava "antes" de nós; e depois! algum dia desapareceremos; estará na "mente" dalgum computador?

se "esse no. é gerado, não criado", o que é que é? "era" pura potencialidade "antes"; dizem-nos que não tem senso falar fora do tempo, mas that's the question! quem ou que "garante" isto tudo?

"se não houvesse" mundo nem nada, "seriam" esses (e tudo o mais, nós inclusos, claro) pura virtualidade? nada físico, nem psíquico, nem temporal... eterno? porque os cientistas nos dizem que "isso" é o que é "realmente" e mais nada; mas esse mais nada vai em nós, que o espelhamos; a questão é se, sem nós, seria igual, num universo "inerte", ou sem universo

o estado atual da física é que tudo surgiu duma explosão, e "antes" não havia nada, nem tempo "havia"; e que tanto pôde ter surgido como não este raio de universo. OK, então como seres pensantes podemos pensar na possibilidade, não?, de nunca jamais haver nada, OK: nesse caso "existiria" pi como virtualidade? não me vale que me digam que é a razão etc., isso ensinaram-nolo na escola, mas até como possibilidade de razão onde é que raio estava ele e toda a demais matemática? reparai que não estou a falar em nada "físico", mera possibilidade de "ser"; e tampouco estou a falar em Deus: tanto se existe como se não, o problema é o mesmo: como é isso de "existir" a matemática fora de nós? e se não fora de nós, qual a sua realidade?

o assunto é se a ciência é o nosso, humano, modo de encarar o universo, e não tem existência fora de nós; digamos, pondo-nos "flamengos", há verdades "eternas", sim ou não? (não me digais que "depende"...); tem sentido falar nelas fora da espécie humana? inclusive fora doutras possíveis "espécies" extraterrestres e todo o demais: alguém tem de "mundializar" este mundo para ele ser? (já sabeis: se uma árvore, p.ex. sequoia, cai numa selva fazendo um estrondo horrendo... mas ninguém a ouve: "aconteceu" isso? ou é que só nos acontece a nós? (agora vais falar do gato de Schrödinger...)

creio que estamos a falar no mesmo: "parece-me que há "verdades" (=realidades) com independência de que haja alguém para as observar"
Ou seja que esse numerinho "já estava" aí desde sempre, qed
(Não entro na equação '"verdades" (=realidades)' porque nos desviaríamos demasiado deste fio, mas sim teria muito a dizer sobre isso...)

Com ou sem nós (por que não inteligências extraterrestres?) isso "existe": the question is: where? Se a velocidade da luz é uma constante fundamental, se pi é empregue nas equações que possibilitam naves espaciais, etc., por força tem que "estar" fora de nós, no sentido duma dimensão extra-espacio-temporal. Esse numerinho existe e existiu e existirá sempre "fora de nós", que lhe imos fazer? (e mailos que lhe venham a seguir, "topados" por ainda-mais-super-computadores)
And there's the rub, que disse o Shakespeare

---------

[desculpas pelos retalhos, é para animar o pessoal...]

cdurão

Mensagens : 302
Data de inscrição : 26/12/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum